segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

a redacção

Este fim de semana, tive um dos maiores desgostos da minha vida....passo a contar a história, tava em casa dos meus pais quando fui deitar fora uma coisa, aí olhei para o caixote do lixo e vi um papel amachucado com a letra do meu maninho que dizia assim "a pessoa mais importante da minha vida"....como a curiosidade matou o rato, eu tirei do lixo para ler a redacção dele e dizia assim "a pessoa mais importante da minha vida é a minha irmã, gosto muito dela e quero ser como ela...bla, bla, bla...a minha irmã não come nada e sei que vomita às escondidas, eu já ouvi, mas ninguém sabe e eu como gosto muito dela, também não vou contar porque quando for grande também quero ser assim..."
Caíu-me tudo aos pés, fiquei abalada e fui chorar às escondidas...como é que uma criança consegue reparar numa coisa que nem o meu marido ou a minha mãe conseguem????como? e pior que raio de irmã sou eu?é isso que quero para o meu irmão?que ele seja igual a mim?deus o livre, eu quero que ele seja solto, coma o que quiser, aliás ele nem devia pensar nessas coisas com aquela idade.
A seguir perguntei-me a mim mesma, porque espero um dia ser mãe, e se tiver uma filha?vou exigir dela magreza? ela vai-me "copiar"?
São estes os exemplos que eu quero passar aos outros?sinceramente não...será que é altura de pensar bem nos meus actos?

9 comentários:

atvfa disse...

Pois é as crianças estão sempre a surpreenderem-nos. Eu tenho um sobrinho com 8 anos e ele diz coisas e faz coisas que ninguém esperava de um miúdo daquela idade. Eles preocupam-se muito com as pessoas que gostam e então se for alguém que eles tomem por exemplo é normal que saibam tudo o que faz. São muito mais atentos que maior parte dos adultos.
Talvez fosse bom teres uma conversa com ele e perceber o porque de ele querer ser como tu, se é só na parte de vomitar (e isso é preocupante) ou se é em tudo e isso já é mais normal.
Por muito que nós pensemos que o que fazemos não afecta as outras pessoas, afecta sim e normalmente são as pessoas que mais gostamos que são mais afectadas.

Beijinho
Boa Semana

.::She::. disse...

Ola...é a 1ª vez que passo por ca, e o teu tesnto comoveu-me...td pk tambem tenho 1 irma que gosta mt de mim, e que ja dsse k kria ser como eu, na altura em que tava + magra ela trazia-me coisas ao quarto para eu comer.As crianças sao impressionantes:)

Mafalda disse...

Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!
K horror!
clar k n e ixu k kers trnsmitir ao t irmao, nem aos teus futuros filhos, claro k n!ms tb n o fizest d proposito!
e sim, as crianças sao mt + perspicazes k os adultos!elas apanham tds os pormenores, mas o t irmao ter estes comportamentos no futuro ek n era mm nd bom...
talvz devexes xkecer o fact d k n er pa tu lers e ters 1 conversa seria cm el!ja ag, k idd tem?
repensa uk ist significa pati, talvz n th significado suficiente pa deixars k altere o t irmao!!!pensa bem...

kt ao coment k m deixast, sim, axo k kd estiver nos 38 vou kerer os 35kg.lool
sei k n e bom, n e saudavel, mas eu aind n th umas perns thinspo e tou kuase nos 41kg!

Ramona disse...

Com criança temos que tomar cuidado. Eu naum tenho nd a ver com isso mas, axo que devia falar com seu irmão. Caso o contrário vc pode prejudicá-lo.Sabe como eh criança neh, ve as coisas tds distorcidas. E sempre se espelham em alguem, e eh desde crianças que começam a formar a personalidade, o jeito de pensar...


bjk t+

Anna Dark disse...

SARA!!!

EU ESTOU LITERALMENTE DE BOCA ABERTA COM ESSE TEU POST, MENINA!

(esse comment vai ser grande, hehe!)

Uma vez eu escrevi sobre isso.

Minha sobrinha já veio com uns papos de querer e emagrecer e querer ser magrinha como eu. Disse que eu era o seu exemplo.

Justamente pelo fato de essa palavra ter ecoado na minha cabeça eu parei e pensei na responsabilidade que temos ao fazer certos atos, no poder que podemos ter de influenciar as pessoas, nem sempre de maneira positiva.

Nós duas sabemos que não queremos influenciar ninguém, que todos têm que ter a ciência de que são responsáveis pelos próprios atos, que as pessoas devem saber o que é certo ou não para si próprio, que não incentivamos de forma alguma as pessoas a agirem como a gente.

Mas... para pra pensar... Estamos confrontando dia a dia com a nossa saúde. As pessoas ao nosso redor que nos admiram por alguma coisa, e nos toma como exemplo, podem interpretar errado os nossos atos. E até quererem fazer igual.

Por mais que falemos o que é certo, agimos exatamente o contrário. Somos exemplos de "Como falar meia dúzia de verdades com propriedade e fazer exatamente o contrario por opção.”

Sabe, Sara: Não somos um completo fracasso. As coisas positivas que temos como estudar, trabalhar, tentar se virar sozinha, não depender de ninguém pra nada, até podem ser tomadas como exemplo sim.

Mas também certos comportamentos não.

Então, mesmo sabendo que a palavra é metade de quem diz e metade de quem ouve, e também que atos dizem muito mais do que um dicionário inteiro. Fica aqui a minha dica de conversar com ele sobre o que aconteceu.

O que vc me diz?

Beijo enorme com muitas saudades!!

Te adoro, miga!

Mafalda disse...

ai ate k ia a Lx dar uma voltinhas cm td o gosto!;)
sim, vou a casa os 15 dias, n vou ficr em coimbr durant as ferias, reconheço k n m ia fzr bem!
oh n fiks preocupad eu nem sker consigo magoar-me mt, o meu limiar d dor e mt baixinho.lol
fg ms odeio akels dias dscontroladiximos, ultimament ando mais xfomiada k sei la bem uk...tou sp xeia d fome e xeia d gula tb!:x

grrrr


bjinhu gd*

lady serena disse...

tente conversar com ele e explicar as coisas,não sei,mas não deixe q aconteça dele t imitar.

Anna Dark disse...

Minha portuguesinha amada!

Que bom que decidiste conversar com ele!

Depois me conta como foi tudo e atualiza assim que puder!

Hey, Sarinha! Vamos fazer um LF na semana que vem? Tá rolando um esquema conjunto pelos blogs! Adoraria ter vc como companhia!

O que acha??

Aguardo teu retorno, viu?

Beijo com saudade enorme de ti!

:o)

... disse...

tá na hora de conversar com ele, huh?
gostei daqui, temos quase o mesmo peso e quase a mesma meta...
posso linkar você?
;*