quarta-feira, 24 de outubro de 2007


Ontem à noite, quando cheguei a casa depois da faculdade, sentei-me com o meu marido o sofá porque estava a dar um documentário sobre a anorexia, vi, vibrei e me revi até ao fim, principlamente numa menina que diz que só tinha no frigorífico maçãs, iogurte light e coca-cola light, tal como eu...mas qual não é o meu espanto, que no fim do documentário o meu marido levanta-se e diz a rir "bah, essas miúdas deviam era ser internadas num hospício, porque isso não é querer emagrecer é ser maluca da cabeça"..vocês não imaginam como aquilo me repognou, aí eu virei-me para ele e disse: "porque é que tu achas que elas são malucas?se calhar são pessoas como eu que infelizmente se deixam levar por uma sociedade que impôe um padrão de beleza, acima de inteligência ou de qualquer outra capacidade!!!", e ele diz "não são pessoas como tu, são miúdas estúpidas, burras que passam o dia todo a ver-se ao espelho", "não são como eu?quem te disse?" e ele diz "deixa-te disso, poruqe tu não és maluca, és melhor que elas" e nisto virou-me as costas e foi para a cozinha, e eu tava com tanta raiva dele que me enfiei na casa de banho com a água a correr para poder chorar à vontade...não são iguais a mim?pois não meu querido, a tua mulher É UMA DELAS, das que tu chamas malucas e estúpidas...pensei isto para comigo, cheia de vontade de chegar ao pé dele e gritar-lhe que ele vive com uma bulímica, com um T.A à anos (maluca como ele chama) mas que nunca reparou ou notou, e agora quem é o maluco da história? é o que sofre ou o que passa pela pessoa e não nota dela?

A verdade é que tem dias que me apetece mandá-lo para outro lado qualquer, mas se não for ele vai ser outro qualquer..em nós a sociedade nem repara, ou melhor finge que nem existimos, porque assim que dizemos que temos um T.A, já somos um bicho estranho para todos...somos nós ou é a sociedade que está mal?

10 comentários:

Aninha disse...

e esse sentimento nos consome..eu tambem já ouvi horrores e me calei..as vezes é até melhor.
nao é todo mundo que consegue lidar bem com TAs..e só descobriremos isso quando nos descobrirmos..o que geralmente,nenhuma de nós quer.
Respira fundo e levanta a cabeça tá?desanima nao.
bjuzz

Anna Dark disse...

Então deixa eu te dizer uma coisa: Sabe qual é o nome disso? Pré-conceito. Sim, pode acreditar.

A maioria das pessoas, quando pensam em TA, pensam em meninas fúteis, que se olham no espelho o tempo todo, que querem emagrecer e que são loucas de não comerem. Ou seja, eles não enxergam e não compreendem o lado humano desta doença, porque nunca tiveram contato com meninas assim.

Sabe Sara, não culpe o seu marido. Ele não sabe o que diz, pois nunca foi informado de como as coisas acontecem realmente.

Olha o que ele falou: Ele disse que vc era (e realmente eu sei que és) uma menina inteligente, diferente das que apareceram no documentário. Mas veja, que ironia, vc tem um TA. Será que se vc não sentasse com ele e expusesse o que realmente acontece com a gente ele não iria mudar de opinião? Temo em dizer que sim.

Oh, veja bem: Não estou a dizer que tens que lhe contar a verdade, longe disso. Só estou te explicando que as pessoas que não nos conhecem, nos julgam errado, e isso não é um mal somente do seu marido, ou um mal só contra meninas que tem TA.

Infelizmente é um mal de toda a sociedade. E com todas as pessoas que fogem daquele "padrão normal", como gays, por exemplo.

Complicado né amiga?

Mas, vamos nessa e vamos juntas. Aqui nos compreendemos e nos apoiamos.

Um beijo, Sarinha. Adoro vc!

lady serena disse...

não sei se é a sociedade ou somos nós,mas sei q d bom a sociedade não tem nada pelo menos no momento é muito pre-conceito,muita discriminação e mais q td muita IGNORANCIA no mundo,as pessoas não querem saber o q as outras sentem só o q elas mesmas sentem e pronto,isso vai levar a sociedade a ruina mais eu temo q só quando estivermos la todos perceberam e ai vai ser tarde d+.

mari disse...

é a famosa ignorância!
as pessoas acham futilidade, neuras corporais e ignoram o fato simplesmente porque elas NÃO entendem.
é mais fácil fazer um pré julgamento e encerrar o caso do que se informar e refletir..
e essa é a sociedade em que vivemos.
e viva a mente humana.. capaz de maravilhas e de desgraças ¬¬
mas não fique triste com seu marido não.. ele não conhece esse mundo e por isso não compreende o peso que as palavras têm nesse assunto.
chora não e vamoquevamo
conta comigo aqui, viu? \o/
beeijo!

mari disse...

aah, e respondendo a pergunta lá do blog :D
o professor quer sair comigo sim, mas eu to com meeedo!!
naquele dia com a emoção do momento foi óóóótimo, mas continuar acho melhor não, até pq meu namorado pode desconfiar aí já era.
;)
qlqer novidade eu conto pra você amiga.
beeijos

atvfa disse...

Olá.
Também vi o documentário.
Concordo com algumas coisas que lá foram ditas, principalmente quando a psicóloga disse que os transtornos alimentares maior parte das vezes não são causados pela enorme vontade de emagrecer, mas sim pela falta de afectividade na vida das meninas. Acredito que os transtornos alimentares comecem por uma falta de afectividade quer seja em casa quer seja com os amigos e depois isso acaba por ser direccionado para o aspecto físico.
Quanto ao teu marido para além de esconderes o teu transtorno, por vezes temos noção que se passa alguma coisa com as pessoas que gostamos, mas como não sabemos ligar com isso preferimos ignorar e fazer de conta que não se passa nada. Talvez seja isso que ele esteja a fazer está a negar. Talvez devias ter aproveitado para lhe contar sobre o teu transtorno.

É a minha opinião, não penses que te estou a criticar.

Beijinho

Unknown disse...

Olá Sara...
muito ruim isso...
mas é por que ele não sabe ou finge que não sabe que vc tem um TA...
é complicado, minha família tambem é assim =/ é péssimo, eles não entendem nada!
mas nós levamos né...
Bjssssss e muita força!
www.ana.sweet.zip.net

Mafalda disse...

Oi saritah...

pois sabs cm é kem n sab é cm km n vê!cm t marido n faz minima ideia k tens 1 TA é cm s lh passasse ao lad tds as coisas k lh possam dar a entnder isso, pk pura e simplesmente n lhe entra na tola a possibilidad d sofrers d 1 disturbio alimentr!

cm el ha mts e a sociedad tá cheia d pessoas ignorantes k n s dão ao trabalho d s informarem antes d falar!falam d cor sem sabr uk tão a dzr, por ixu ek as xs s ouvem estas baboseiras!

julgar é + fácil, e numa sociedad cm a noxa, tão retrógada, tão tacanha, tão de olhos vendados e tão preconceituosa, é difícil falar destes assuntos!

"não passam mm d mninas do papá k como n tinhm nd pa lhs ocupar o tp ocupavam-no a olhr po xpelho, dp axarm mlh xamr a atençao d algm forma!"
pra noxa sociedad anorexia é ixtu!bulimia é istu + vómito! n há part psicológica, n há sofrimento diário, n há nd, só falt d juízo!

mas tem k ser "cagr e andar"(dcp o termo) pk como eles n íamos a lad nhum!!!

kt a rportagem, s tão a referir-se à da rtp eu n a axei mt boa!ants plo contrário, mt brev, mt superficial!foi a mh opnião...

ah adiciona-me no msn ;)

bjinhu*

Anónimo disse...

Olá minha linda, desculpe o sumiço, minha semana tá uma loucura.
Meu marido tbem não me conhece Sara, ele pensa que sou uma mulher de 30 anos, equilibrada, mãe, responsável. Não vê o verdadeiro ser que existe dentro de min, que se apavora só de ver um doce.
Homens minha amiga, só vê o que eles querem. São assim por natureza, egoistas.
Beijos, vc é muito preciosa p/min.

néri disse...

ahhh sabe, andaram acontecendo milhões de coisas ruins comigo, mas eu costumo pensar q td tem um lado bom e eu sempre encontro.
no seu caso pense o quanto ele t aborreceria ou pegaria no seu pé por causa do seu T.A.?
vc está fazendo isso pra ele notar vc ou pq vc quer ser magra?
pq vc quer ser magra, é sério, experiência de quem já passou por isso: prefira que o mínimo de pessoas possíveis saibam, ela só vai atrapalhar a sua dieta, dizer que você está bem, q está magra demais e não precisa de regimes...
tudo mentira, queremos ser lindas e vamos conseguir.
força lindaaa
bjooos